FADU

Portugal termina participação na Universíada de Taipé

 

Terminou ontem a Universíada de Taipé que decorreu entre os dias 19 e 30 de agosto e que “entregou” a Portugal cinco medalhas, igualando a melhor participação de sempre no que toca a medalhas.

 

Diogo Ferreira e Francisco Belo alcançaram o ouro, ambos no atletismo, enquanto Rui Bragança venceu a prata no taekwondo. Marta Onofre, atletismo e Nuno Borges, ténis, alcançaram medalhas de bronze.

 

Com este desempenho, Portugal sobe assim para 13 medalhas de ouro ao longo de todas as participações e 37 medalhas no total, 50 anos depois de ter conquistado a primeira, por intermédio de Fernando Almada, no judo. Nesta competição, Portugal conseguiu ainda quatro 5º lugares e as melhores classificações de sempre no voleibol masculino (8º) e no basquetebol feminino (9º).

 

O presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, considera que o balanço é “muito positivo, até acima das expectativas. Cinco medalhas, oito diplomas (a confirmar) e recordes pessoais e nacionais batidos, que só podem deixar Portugal e todos os portugueses muito orgulhosos”, acrescentando ainda que “estão de parabéns estes fantásticos atletas, no plano desportivo, pela superação demonstrada e no plano pessoal, pela conciliação de sucesso da carreira desportiva com a carreira académica, que lhes permitiu competir neste que é um dos palcos maiores do desporto mundial".

 

O futuro está já projetado para Nápoles 2019, onde “tendo em conta a carência de nível competitivo interno, com que muitos atletas integrados no Programa de Preparação Olímpica se deparam, assim como a escassez de participação em provas internacionais de nível elevado, que os permita adquirir estofo, experiência e elevar os seus próprios padrões competitivos, as Universíadas surgem cada vez mais como uma antecâmara olímpica perfeita, de passagem praticamente obrigatória para todos os que ambicionam alcançar e/ou manter-se no topo a cada ciclo olímpico”.

 

A delegação portuguesa na Universíada de Taipé contou com 65 atletas, 90 elementos no total, em 11 diferentes modalidades.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

Governo Português
IPDJ
Comité Olímpico de Portugal

Patrocionador principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?